Offline
Banda Sargaço Nightclub

 

SARGAÇO NIGHTCLUB: Dreampop com sotaque

 

De um trocadilho com o nome do movimento musical “Mangue Beat”, surgiu o título Sargaço Nightclub, banda autoral recifense formada em 2016 por Marcelo Rêgo, tendo como principais referências o Dreampop, Post-punk Revival e Folk, além do Rock Brasil e da MPB, em especial, o Pessoal do Ceará e a Psicodelia Pernambucana.

Em busca de um conceito que sintetizasse as influências nacionais e internacionais que formam a bagagem  musical de seus integrantes, surge uma expressão que vai além disso, pincelando aspectos do dia-a-dia de Recife, cidade que serve de pano de fundo para o som do projeto musical, e da produção de outras plataformas artísticas no mesmo espaço tempo (cinema, teatro, literatura etc.). Nasce assim a junção do Sargaço (que remete ao sotaque local, ao tom praiano, ao cheiro da maresia e às ondas que vem e vão na praia de Boa Viagem) com o Nightclub (palavra de pegada internacional, que sugere um ambiente construído com as músicas do duo e que se abre para as influências do exterior, como um clube noturno com neons na fachada, que poderia perfeitamente fazer parte do “underground” da cidade).

Ao adentrar o Sargaço Nightclub, tome o seu assento com calma e curta melodias, efeitos e letras que tratam de temáticas que vão desde as canções de amor mais contemplativas até as letras políticas mais irônicas. Tudo isso com a procura incessante pelo tratamento poético de todo o processo musical e imaginativo.

 

UM BREVE HISTÓRICO

Em meados de 2017, o duo faz as suas primeiras gravações, lançando no início de 2018, Um EP ("Sargaço Nightclub") e dois singles ("Antúrio Branco" e "Nunca Mais"). Além disto, são lançados os primeiros clipes oficiais da banda: "Aquarius" e "Nunca Mais", sempre tendo como pano de fundo a cidade de Recife, suas paisagens e contextos (o primeiro, em Boa Viagem - em referência ao filme homônimo, e o segundo no Centro, no alto do Edf. JK).

A estreia nos palcos se dá também em 2018, porém num formato acústico semi-orquestrado, unindo instrumentos populares (violões de aço de 6 e 12 cordas) a eruditos (violoncelo, baixo acústico e flauta transversa). Esta formação, chamada pela banda de "desplugada", toca em várias casas importantes na cena independente local (Burburinho, Terra Café, Naylê entre outras), assim como o duo participa do seu primeiro festinal (Sonora Jaboatão dos Guararapes) e se apresenta pela primeira vez na TV (Programa Metropolis PE, TV Nova Nordeste).

O ano de 2019 entra com duas notícias importantes: o lançamento do single "Jeitinho Brasileiro", com produção do músico Zeca Viana, e a gravidez de Sofia em estágio avançado, obrigando as apresentações a darem uma paralisada. Neste período, porém, os ensaios com a banda no formato "plugado" (guitarras, baixo e bateria) continuam sem a presença de Sofia, o clipe de "Aquarius" recebe indicação para o Prêmio da Música Pernambucana, e se organizam as filmagens para dois novos

clipes: o de "Antúrio Branco", ambientado no bairro do Recife, e o de "Hibakusha - Vítima da Bomba", contando com a participação especial da atriz Hermila Guedes, ainda a ser lançado! No segundo semestre de 2019, os shows voltam à ativa nos dois formatos, é lançado o EP "Voltimetro Bass & Sargaço Nightclub", como fruto experimental da junção da sonoridade do Duo com a música eletrônica do DJ e culmina o show feito em parceria com Zeca Viana no evento multicultural "Espiral das Artes".

Em 2020 são lançados os 06 clipes e 02 EPs ao vivo, captados do show com Zeca Viana e o Sargaço Nightclub entra nos preparativos para lançamento de seu primeiro álbum Oficial, contando com várias participações especiais de renome dentro da cena musical independente de Pernambuco, tais como Jonatas Onofre, D Mingus e Sam Silva. Dentro do período de quarentena referente à pandemia do Coronavirus, o duo segue na ativa, compondo e participando de Lives pela internet, além de ter se apresentado na TV, no Programa Abraço Musical (TV Jornal), no Programa Pernambuco.som (TV Pernambuco) e Festival Música em Domicílio (TV Universitária).

 

O Sargaço Nightclub é composto por:

         ·  Ingno Silva: Teclados.

         ·  Alexandre Xaréu: Baixo.

         ·  Ad Luna: Bateria.

         ·  Filipe Fontes: Percussão.

         ·  Dom Santana: Violino.

 

Contatos:

         ·  Fones: +55 (81) 98814-5724 | +55 (81) 99496-1354

         ·  E-mails: sargaconight@gmail.com | marcelo.reoli@gmail.com

         ·  Redes sociais: @sargaconightclub (facebook e instagram) | ww.youtube.com/sargaconightclub (canal do youtube)